quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Arte Romana


O aparecimento da cidade de Roma está envolto de lendas e mitos. A formação cultural do povo romano deveu-se principalmente aos gregos e etruscos. A arte romana sofreu fortes influências; a da arte etrusca popular voltada para a expressão da realidade vivida, e da grego-hilenística, orientada para a expressão de um ideal de beleza.A arte romana fala à alma por meio dos olhos e não pelo intelecto. Os romanos não eram artistas.Dois elementos arquitetônicos, deixados pelos etruscos, foram utilizados pelos romanos nas construções :- Arco- AbóbodaAs construções são monumentais e nelas a massa domina a linha. Os templos seguem os modelos etruscos, com influências gregas.A evolução da arquitetura romana reflete-se fundamentalmente em dois âmbitos principais: o das escolas públicas e o das obras particulares. As primeiras (por exemplo, templos, basílicas - locais de comercio e administração à justiça- , anfiteatros, arcos de triunfo, colunas comemorativas, termas - locais de banho - e edifícios administrativos) eram obras que apresentavam dimensões monumentais e quase sempre formavam um conglomerado desordenado em torno do fórum - ou praça pública - das cidades.Por outro lado, as segundas, moradias como os palácios urbanos e as vilas de veraneio da classe patrícia, se desenvolveram em regiões privilegiadas das cidades e em seus arredores, com uma decoração faustosa e distribuídas em torno de um jardim. A plebe, ao invés disso, vivia em construções de vários pavimentos chamados de insulae, muito parecidos com nossos atuais edifícios, com portas que davam acesso a sacadas e terraços, mas sem divisões de ambiente nesses recintos. Seus característicos tetos de telha de barro cozido ainda subsistem em pleno século XX.A engenharia civil merece um parágrafo à parte. Além de construir caminhos que ligavam todo o império, os romanos edificaram aquedutos que levavam água limpa até as cidades e também desenvolveram complexos sistemas de esgoto para dar vazão à água servida e aos dejetos das casas. O conceito de grande urbe que tinham os romanos definitivamente era muito semelhante ao que existe em nossos dias.A pintura romana sempre esteve estreitamente ligada à arquitetura, e sua finalidade era quase exclusivamente decorativa. A maior parte das pinturas romanas que conhecemos provém das cidades de Pompéia e Herculano, que foram soterradas pela erupção do Vesúvio em 79 d.C. Os estudiosos classificam as pinturas em quatro estilos:- Incrustação: recobriam as paredes de uma sala com uma camada de gesso pintado; que dava a impressão de placas de mármore.
- Monumental: criaram a ilusão do bloco saliente , surgindo a profundidade.
- Decorado: valorização a delicadeza dos pequenos detalhes (por volta do final do século I a.C.).
- Fantástico: ampliação do espaço com a delicadeza de pequenos detalhes.Os pintores misturavam realismo e imaginação, e suas obras ocupavam grandes espaços nas construções, completando ricamente a arquitetura. O mosaico foi o outro grande favorito na decoração de interiores romana. Os temas prediletos para a aplicação dessa complicada e minuciosa técnica foram, por um lado, o retrato, que podia ser bem pessoal ou apresentar um caráter familiar, e, por outro, as onipresentes cenas mitológicas, além das paisagens rurais ou das marinhas, com sua fauna e flora.Usavam as cores: preto, vermelho, amarelo e azul, em combinações quentes e vivas.Roma foi ornamentada por suas esculturas gregas até serem introduzidas duas grandes inovações: o retrato e o relevo histórico. Desapareceram as idealizações de heróis, que foram substituídos pelos retratos de personagens, os romanos retrataram os traços particulares de uma pessoaO relevo mitológico foi substituído por cenas esculpidas nos monumentos erguidos sobre fatos determinados como celebrar algum feito importante no Império Romano. A riqueza de detalhes era uma das características desse trabalho.Dentre os monumentos comemorativos destacam-se a Coluna de Trajano (construída no século I da era cristã e narra as lutas do imperador e dos exércitos romanos ns Dácia) e a Coluna de Marco Aurélio (cenas para celebrar êxito dos romanos contra o povo da Alemanha do Norte).


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